Akira Kurosawa

Nome Original: Akira Kurosawa
Naturalidade: Omori, Tóquio, Japão
Nascimento: 23/03/1910
Falecimento: 06/09/1998

Biografia:

O mais novo de oito filhos de Shima e Isamu Kurosawa, nasceu num subúrbio de Tóquio em 23 de março de 1910. Shima Kurosawa tinha 40 anos de idade na época do nascimento de Akira e seu pai, Isamu, tinha 45. Cresceu numa família com três irmãos mais velhos e quatro irmãs mais velhas. De seus três irmãos mais velhos, um morreu antes de Akira nascer e um já estava crescido e fora do lar. Uma das suas quatro irmãs mais velhas também havia deixado a casa para formar a sua própria família antes de Kurosawa nascer. A irmã que nascera logo antes de Kurosawa, a quem ele chamava de “Pequena Grande Irmã”, também morreu repentinamente após uma curta doença quando ele tinha 10 anos de idade.

O pai de Kurosawa trabalhava como diretor de uma escola secundária dirigida pelos militares japoneses e os Kurosawas descendiam de uma linhagem de antigos samurais. Financeiramente, a família estava acima da média. Isamu Kurosawa gostava da cultura ocidental, dirigindo programas atléticos e levando a família para ver filmes ocidentais, que estavam naquela época apenas começando a aparecer nos cinemas japoneses. Mais tarde, quando a cultura japonesa se afastou dos filmes ocidentais, Isamu Kurosawa continuou a acreditar que os filmes foram uma experiência positiva de ensino.

Kurosawa inicialmente tentou ser pintor. Após se formar no Ginásio Keika, frequentou o Centro de Pesquisas de Arte Proletária no ano de 1928, aos 18 anos. A investida pictorial não funcionou, devido à falta de dinheiro, mas suas características artísticas o acompanharam durante toda a sua trajetória no cinema, onde ele pintava quadros como “storyboards” de seus filmes. Mesmo assim continuou com sua paixão pelas artes, principalmente a literatura; de onde tirou inspiração para a grande maioria de suas obras. Sofreu também grande influência do irmão, Heigo, quatro anos mais velho, na sua paixão por cinema. Heigo trabalhava como Benshi, uma espécie de “narrador de filmes” do início do século no Japão. Infelizmente, com o advento dos filmes sonoros a profissão de narrador se tornou obsoleta, e Heigo viu-se sem emprego. O fato deprimiu tanto o irmão de Kurosawa que ele acabou se suicidando com um tiro no peito esquerdo aos 22 anos de idade. Kurosawa demorou para aceitar o ocorrido, mas se recuperou alguns anos depois e ingressou de vez na carreira cinematográfica. Em 1936 viu um anúncio no jornal para um teste de assistente de diretor e desde então não parou mais de trabalhar em filmes. De 1943 a 1965, foram vinte e quatro dirigidos por ele.

Seu primeiro trabalho foi Sugata Sanshiro (1943) e o último foi “Depois da Chuva” (Ame agaru) (1999) concretizado postumamente por Takashi Koizumi, seu discípulo. Foi o introdutor do gênero samurai no cinema, com temas como a honra acima de tudo. Sofrendo de fadiga mental em 1971, tentou frustradamente suicidar-se cortando os pulsos por mais de trinta vezes. Em 1985, o Festival de Cinema de Cannes homenageou-o pelo seu filme “Ran” do qual ele mesmo dizia que era a “obra de sua vida”. “Ran” foi baseado em adaptações do livro Rei Lear de William Shakespeare. Kurosawa também adaptou obras do russo Dostoiévski. Muitos de seus filmes tiveram refilmagem na Europa e EUA.

Compartilhe esse diretor:

2 Criticas

  1. Paulo Afonso disse:

    Sou Biologo, Gosto de filmes de ação eles são muito bem elaborados. Estive no Brasil em Janeiro deste ano e presenciei algo impressionante, estava no morro do moreno e vi algo natural ao vivo era (01)um homem, vestido como a swat e com ele armamentos bem colocados, nunca vi igual, parecia aqueles filmes de espionagem só que muito natural e real ele se esgueirava pela mata muito rápido e prendia seu cinto numa corda e descia correndo de frente num angulo que um homem normal sem treinamento específico nunca faria ainda mais administrando recursos bélicos, percurso centrando o alvo e disparando tudo muito rápido, do topo de uma pedra ele descia atirando em alvos pre qualificados como civis e bandidos ele estava fazendo uma espécie de treinamento no meio da mata quando chegou em baixo ele pisava em uma madeira que levantava outros alvos desenhados num papelão colocados em pontos estratégicos até chegar em uma casinha que ele entrava e saia com um boneco que entendi ser o tal que chamam de vip logo depois ele explodiu tudo e após isso vi ele correndo pela mata e logo em baixo havia um bote com motor tampado com um pano camuflado nem eu havia percebido ele arrancou o pano subiu com o boneco e sumiu coisa de 4 a 5 minutos. ai eu voltei lá pensando que ele devce fazer isso várias vezes e ele voltou para retirar os alvos destruidos e cheguei a ele perguntando como ele desceu tão rápido ele se apresentou a mim é jovem e talentoso e busca estar preparado para enfrentar e gerenciar situações de risco que o policial brasileiro atualmente, logisticamente ainda não esta preparado disse que ele deveria ser de uma organização secreta de inteligencia do governo ele respondeui talvez no futuro. o Nome dele é André e ele é incrivel. voltei lá outras vezes algumas delas encontrei ele treinando a noite ou pela manha. ele parece uma máquina de guerra. nunca , nunca vi nada igual num filme todos os outros filmes de ação ficariam por baixo porque aquilo que esse cara tem é genético ele nasceu pra isso. escrevi isso para mostrar que existem pessoas que nascem com um dom, talento que ninguem consegue copiar. é algo que cada indivíduo carrega em sua carga genética e que nos torna diferentes. e ele merece parabens pelo dom que Deus lhe deu, que bom que ele é do lado do bem.

  2. leosdete justino dos santos disse:

    Eu gosto muito dos filmes japoneses
    A produção e encrivel eu acho os melhores produtore do mundo
    são japonese o vocês sabe trabalhar vil
    Eu tenho um roteiro de um filme
    Na minha imaginação e um filme so que e um trabalho que a qui no brasil niguem intereça eu ja madei imail pa varias produtoras aqui no brasil e nada nem resposta eles me dão
    Em quanto isso eu leio e relei o meu roteiro esperando uma produtora analisa o meu trabalho
    Obrigado pela atenção

Escreva sua critica:

Nome: 

Email: