Alfonso Cuarón

Nome Original: Alfonso Cuarón Orozco
Naturalidade: Cidade do México, Mexico
Nascimento: 28/11/1961

Biografia:

Alfonso Cuarón Orozco nasceu Cidade do México em 1961, a casa onde cresceu era próxima aos Estúdios Churubusco, também na capital mexicana. Suas primeiras filmagens começaram nos seus 12 anos, quando ganhou ma camera. Sempre interessado por cinema, estudou no Centro Universitário de Estudos Cinematográficos onde conheceu o diretor Carlos Marcovich e o fotógrafo Emmanuel Lubezki e com eles realizou seu primeiro curta Vengeance is Mine. O filme não foi bem aceito na Universidade por ter sido rodado em inglês e ele acabou expulso da escola de cinema.

Depois de sua expulsão, trabalhou em um museu por algum tempo mas logo consegui emprego como assistente de direção em Nocaut de José Luis García Agraz e em outros filmes. Além disso, Cuarón dirigiu alguns episódios de La Hora Marcada, uma série de suspense exibida pela rede de tv mexicana Televisa. Junto com seu irmão Carlos Cuarón escreveu o roteiro para um filme mas o Instituto Mexicano de Cinema (IMCINE) possuia fundos limitados e lhe oferecewu a direção do filme Sólo con tu Pareja. Cuarón aceitou e o filme foi um sucesso chamando a atenção de produtores de Hollywood que o convidaram para trabalhar nos EUA.

Chegando em Hollywood, Cuarón dirigiu alguns programas até assinar um contrato com a Warner Brothers para dirigir Addicted to Love, com Meg Ryan e Matthew Broderick mas ao ler o roteiro de A Pricesinha preferiu dirigir este filme e deixar o que lhe haviam oferecido. Ebora não tenha sido sucesso de bilheteria, A Princesinha foi indicado em várias categorias do Oscar. Quando retornou ao México, Cuarón se uniu ao milionário Carlos Vergara para produzi Y tu Mamá También (E sua Mãe Também) que se transformou em um dos filmes de maior sucesso do cinema mexicano além de ter feito sucesso ao redor do mundo. em 2004 a Warner Brothers lhe ofereceu a direção de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban que se tornou o filme de maior bilheteria de Cuarón. No mesmo ano foi responsável pela produção de O Labirinto de Fauno, filme ganhador do Oscar de Melhor FIlme, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte.

Filmes:

Filhos da Esperança (Children of Men) - 2006
Paris, Te Amo (Paris, Je T'Aime) - 2006
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban) - 2004
E sua mãe também (Y tu mamá también) - 2001
Grandes Esperanças (Great Expectations) - 1998
A Princesinha (A Little Princess) - 1995
Sólo con tu pareja - 1991
Cita con la muerte 1989
Cuarteto para el fin del tiempo (curta-metragem) - 1983

Compartilhe esse diretor:

Uma criticas

  1. Newton Alves disse:

    A minha critica não é nem construtiva e sim um apelo para que dêem chance ao meu filme Cadron a fuga do espelho da morte.
    Queria tanto mandar meu roteiro para Quentin Taratino , mas não tenho tido a oportunidade. Enquanto a sonho, vamos tocando o barco quanto a esses nomes só tenho a dizer que são excelentes diretores e quando der olhe para o meu roteiro um dia vai chegar as mãos de um deles.
    Atenciosamente Kao Newton

Escreva sua critica:

Nome: 

Email: