Christopher Nolan

Nome Original: Christopher Jonathan James Nolan
Naturalidade: Londres, Inglaterra
Nascimento: 30/07/1970

Biografia:

Christopher Jonathan James Nolan nasceu em 1970 em Londres, na Inglaterra, quando criança Nolan já demonstrava interesse pelo cinema, aos 7 anos usava a camera de seu pai para fazer videos com historinhas de seus bonecos.
Nolan começou a estudar literatura inglesa na University College of London e paralelamente fazia alguns curta-metragens com seus amigos. Depois de Fllowin, um filme de pouca repercusão, o diretor conheceu o sucesso com Amnesia, baseado em um conto escrito por seu irmão Jonathan Nolan, o filme foi indicado a vários premios inclusive ao Oscar. Dois anos depois, o filme Insônia foi sucesso de crítica, mostrando que Christopher Nolan não era qualquer um.
Em 2005 o diretor se arriscou ao aceitar a proposta de levar o Homem Morcego mais uma vez as telonas depois da má sucedida franquia feita por Joel Schumacher. Mais uma vez Nolan surpreendeu levando as telonas Batman Begins, um filme totalmente diferentes dos anteriores que retratavam o Homem Morcego.
Em 2006 Nolan fez O Grande Truque (também estrelado por Christian Bale de Batman Begins), que também lhe rendeu boas críticas e duas indicações ao Oscar: Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Em 2008 o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, foi sucesso absoluto, em apenas 5 dias faturou o que Batman Beggins havia faturado, Batman: O Cavalheiro das Trevas foi indicado aos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme.
Em 2010 Nolan surpreende mais uma vez com A Origem, um filme aclamado pela crítica e pelo público.
Nelson é casado com a produtora Emma Thomas com quem tem três filhos. O diretor é fã dos filmes de James Bond e de Stanley Kubrick.

Filmes:

 Batman - The Dark Knight Rises (2012)
 Origem, A (2010)
 Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)
 Grande Truque, O (2006)
 Batman Begins (2005)
 Insônia (2002)
 Amnésia (2000)
 Seguinte (1998)

Compartilhe esse diretor:

Uma criticas

  1. mario disse:

    Olá gostava de falar consigo. Gostava que você faça dois filmes se não importar se ver essa mensagem por favor responda.

Escreva sua critica:

Nome: 

Email: